SINDICALIZE-SE

CONTRIBUIÇÃO  ASSISTENCIAL

Só existe categoria forte quando os trabalhadores são unidos

            A Contribuição Assistencial prevista na alínea ¨e¨ do artigo 513  da CLT  tem por finalidade custear as despesas administrativas do sindicato, tais como, assessoria econômica e jurídica, panfletos, jornais, publicação de editais, propagandas, entre outras.

            Essa contribuição refere-se aos serviços prestados  pelas entidades  sindicais à categoria, sobretudo a celebração de acordo ou convenções coletivas de trabalho ou participação em eventuais  dissídios coletivos.

            Ademais, é importante mencionar que toda a categoria é beneficiada pela atuação do sindicato, sendo de grande valia que todos contribuam com o ônus dessa atuação, o que não constitui ofensa a direito de não  associação ao sindicato, uma vez que a referida contribuição difere da associativa.

            Além do mais, as normas coletivas firmadas pelo sindicato contribuem para a elevação e melhoria das condições de trabalho, não sendo razoável que o trabalhador beneficiado e protegido por essas disposições, deixe de contribuir com a entidade que representou sua vontade e lhe trouxe  melhorias como reajustes salariais maiores do que aqueles oferecidos pelos empregadores, instituição da participação nos lucros e resultados, concessão de bolsas de estudos inclusive aos dependentes, fornecimento de cestas básicas. Isso sem contar na assistência jurídica e convênios disponibilizados pelo sindicato.

            Assim se você realmente deseja ser um trabalhador ¨diferenciado¨, pense nessa realidade e venha se unir ao seu sindicato para fortalecer a luta coletiva para conquistar aquilo que todos merecem: Trabalho digno, Salário justo e profissão reconhecida.

Fonte ¨FETEESP¨

 

 


Estamos atendendo em novo endereço:

Rua Senador Flaquer, 962 - Centro - Santo André - SP